3 motivos para não lavar o rosto durante o duche

O duche é uma oportunidade ótima para refrescar o rosto, após uma noite ou dia cansativos. Os salpicos de água quente no rosto são muito relaxantes – é bom, confortável e barato! Têm alguma coisa de mal?

Se costuma lavar o rosto durante o duche, então pare agora mesmo!

Você liga a água, regula a temperatura e a pressão, coloca-se debaixo do jato e a primeira coisa em que a água acerta é o seu rosto. É uma rotina diária, realizada de manhã ou à noite por praticamente todas as pessoas. Mas não é só isso. A água incide no rosto, proporcionando uma massagem agradável. Infelizmente, os benefícios não são proporcionais ao prazer. Lavar o rosto no duche é prejudicial para a nossa pele. Porquê?

#1 A ÁGUA QUENTE CAUSA IRRITAÇÕES

Ninguém vai dizer-lhe para tomar banho de água fria, mas não pode esquecer-se de que a água quente pode provocar irritações no seu rosto. A pele do rosto é muito mais delicada do que o resto do corpo, pelo que a corrente de água quente pode provocar queimaduras no rosto e não afetar minimamente outras partes do corpo. Além disso, a água quente provoca vermelhidão temporária, porque as temperaturas elevadas abrem muito os vasos sanguíneos.

#2 O FLUXO DE ÁGUA LIMPA DEMASIADO A PELE

Lavar o rosto no duche é tão agradável que deixamos normalmente que a água deslize por todo o nosso rosto durante demasiado tempo. A limpeza de rosto padrão é um pouco mais curta. Quanto mais tempo estiver a água a passar pelo rosto, mais substâncias naturais protetoras (pH natural) são removidas da pele. A pele fica seca e há um risco maior de os fatores externos danificarem a pele.

#3 O CHAMPÔ PODE SER PREJUDICIAL PARA A SUA PELE

Durante o duche, normalmente lavamos o nosso cabelo, pelo que o nosso rosto fica em contacto com mais alguns cosméticos, como o champô, amaciador ou outros produtos para o cabelo. Debaixo da corrente de água, o rosto fica involuntariamente exposto aos cosméticos que deslizam livremente pela pele do rosto. O contacto da pele com estes cosméticos pode provocar irritações no rosto.

Como cuidar do rosto no duche?

É impossível proteger o rosto totalmente no chuveiro, porque ninguém vai tomar banho de máscara. Pode é tentar limitar o contacto do rosto com o jato de água quente (o mais importante é evitar que a água acerte diretamente no rosto) e com outros cosméticos utilizados no duche.