Cinco regras básicas de cuidado capilar para a estação de inverno

A estação mais prejudicial para o cabelo é o inverno, durante o qual perdemos ingredientes nutritivos e estamos sujeitas aos fatores externos nocivos. Não é de admirar que, com a mudança das estações, o nosso cuidado de cabelo deve também mudar. Como cuidar do cabelo no inverno? Vamos apresentar cinco regras de cuidado capilar.

#1 O gorro é obrigatório

É comum as mulheres não quererem usar gorros, para não ficar o cabelo desarranjado depois de o remover. No entanto, para nós, o mais importante deve ser a saúde do nosso cabelo, não um penteado impecável. As temperaturas baixas e o vento gelado influenciam negativamente a estrutura do cabelo, mas também as raízes podem ficar danificadas.

Não deve evitar usar gorro no inverno, mas sim escolher um mais largo e feito de lá, algodão ou materiais delicados. Não se esqueça de lavar o gorro – depois de o fazer pode enxaguá-lo com amaciador de roupa ou aplicar um pouco de spray antiestático no interior do gorro, para prevenir que o cabelo fique com eletricidade estática.

#2 Lavagem suave e nutrição

O cabelo fica sempre mais fraco no inverno, pelo que precisa de ser tratado de forma a não piorar a sua condição. No inverno, lave o cabelo com produtos suaves e utilize champô alternadamente com condicionador. Dentro do gorro, o cabelo fica oleoso muito mais rapidamente e precisa de ser lavado com mais frequência, por isso, certifique-se de que não o estraga com produtos pesados.

No inverno, é muito importante nutrir corretamente o cabelo. Na estação de inverno, são ótimos os óleos vegetais e todos os produtos à base de óleo. Durante os meses mais frios, escolha produtos com composição rica, maior quantidade de emolientes, mas também com silicones e parafina (contudo, sem glicerina).

#3 Limitar o uso do secador

Durante o inverno, o cabelo fica exposto ao ar muito seco e quente, como nos carros, autocarros e divisões aquecidas. Nesta altura, é muito benéfico proteger o cabelo contra os danos do ar seco e quente do secador. O melhor é deixar o cabelo secar naturalmente e, se não for possível, usar o secador com ionização e secar o cabelo a 80 %, para poder secar por si próprio.

#4 Levar uma dieta rica

Não se deixe enganar – aquilo que come infuencia muitíssimo a condição do cabelo. Se não fornecer a quantidade de ingredientes nutritivos certa ao cabeço, vai influenciar a sua condição durante a estação de inverno, porque a necessidade de vitaminas e microelementos é mais elevada durante esta estação. Não basta um cuidado externo eficaz se a sua dieta não for equilibra, com produtos que protegem a estrutura do cabelo, desde o seu interior.

#5 Penteado precioso

O inverno não faz bem ao cabelo, é por isso que precisa de limitar o risco de danos, por exemplo, mecânicos. Nos dias frios, o ideal será usar uma trança ou trança francesa sob o gorro. Assim, evita que fique entrelaçado quando tira o gorro e as pontas ficam protegidas.