Como usar o secado sem danificar o cabelo?

Fala-se muito nos danos que o secador pode provocar no cabelo, no entanto, não deve ser atribuído um caráter tão negativo a este método de secagem. Não há dúvidas de que, se pudermos, devemos secar o cabelo de uma forma natural, sem a ajuda de ar quente. Caso não tenhamos outra escolha, podemos usar o secador. Vale a pena saber como usar o secador, para não danificar o cabelo.

1. Antes de usar o secador, seque o cabelo com uma toalha

Quanto menos água tiver no cabelo, menos tempo levará a secá-lo. Assim, minimiza o risco de danificar o cabelo com temperaturas altas e ar seco. Portanto, antes de usar o secador, reitre o excesso de água com uma toalha que absorva bem a água, uma t-shirt de algodão ou uma toalha de papel.

2. Penteie o cabelo antes de o secar

Nunca deve secar o cabelo antes de o pentear. Contudo, para pentear, deve ter sempre os acessórios certos por perto. Não penteie cabelos molhado com uma escova de cabelo. Utilize um pente de dentes largos, feito de madeira ou de outro material natural e subtil.

3. Seque com ar frio ou morno

O mais importante no uso do secador é limitar a quantidade de ar quente. Se secar o cabelo, o melhor será fazê-lo com ar frio ou morno. Evite as altas temperaturas, porque podem danificar o cabelo. Não se esqueça de manter o secador a uma certa distância do cabelo.

4. Proteja o cabelo

É extremamente importante utilizar os cosméticos adequados durante a secagem. Desta forma, pode proteger o cabelo do ar quente. Nas lojas pode também encontrar produtos que asseguram uma proteção térmica, através da criação de um camada protetora no cabelo. É especialmente útil para as pontas, para que o ar quente não as seque e fiquem espigadas.

5. Seque o cabelo na direção do seu crescimento

É igualmente importante secar o cabelo corretamente. Se deseja evitar danos no cabelo e abrir as cutículas, seque as madeixas de cabelo na direção do seu crescimento, ou seja, da raiz para as pontas. Seque o cabelo perto do couro cabeludo e deixe as pontas secar naturalmente.