Cuidado de cabelo durante o inverno. Como cuidar do cabelo durante as férias a esquiar?

A estação mais prejudicial para o cabelo é o inverno gelado. As temperaturas baixas, o gelo, os ventos frios e humidade – tudo isto torna o cabelo mais propenso a danos. Desde que apreciemos os serões de inverno em casa, a situação não é muito má. Mas e se gostarmos de ser ativas durante o inverno? Devemos abdicar daquela viagem para a neve, apenas para não danificar o cabelo? Como cuidar do cabelo durante o inverno?

O cuidado capilar em férias na neve é muito diferente dos métodos normais de nutrição. Vamos apresentar algumas regras básicas para proteger o cabelo durante os desportos de inverno, que vão proteger o cabelo de danos mecânicos e daqueles que estão relacionados com as exteriores condições desfavoráveis. São regras que vale a pena saber, para que não danifique o cabelo numa viagem de esqui.

1. Escolha o penteado certo para ir esquiar!

Enquanto esquia, não precisa de ter caracóis perfeitos a cair-lhe sobre os ombros. Tem um gorro grosso ou um capacete na cabeça, por isso, penteie o cabelo da forma que considera mais confortável. O ideal seria esconder todo o cabelo sob o gorro ou capacete. Assim, evita danos mecânicos e separa o cabelo dos fatores prejudiciais (como o vento, a neve, o frio e o sol). A trança, ou a trança francesa, é um penteado ótimo para ir esquiar, porque segura bem o cabelo. Adicionalmente, coloque-a sob o casaco ou um cachecol de algodão.

2. Aplique silicones protetores no cabelo!

No dia a dia evita silicones em produtos de cabelo, porque podem estragar significativamente o cabelo. Por mais que funcione no cuidado diário do cabelo, durante os desportos de inverno, os cabelos correm o risco de raspar (debaixo do gorro), roçar uns nos outros, entrelaçar, puxar, etc. Necessitam de uma camada protetora de sérum com silicone. Experimente um produto leve com silicone, que não torna o cabelo oleoso, mas amacia-o e protege-o contra os danos.

3. Utilize champôs suaves para lavar o cabelo!

Durante a atividade física, o couro cabeludo transpira e o cabelo fica oleoso mais rapidamente. No final de cada dia de férias na neve, quando retira o gorro grosso, vê que tem o cabelo amassado e gorduroso, que precisa de ser lavado. Nas férias de inverno, precisa de lavar o cabelo com mais regularidade, por isso utilize produtos que não retirem todos os ingredientes nutritivos.

4. Hidrate com máscara capilar ou condicionador!

É frequente o cabelo oleoso estar, também, seco, devido ao vento, frio e ao sol, que se reflete na neve. Como tal, o cabelo precisa de um cuidado apropriado. Nutra e hidrate bem o cabelo. À noite, depois de um longo dia na neve, aplique uma máscara capilar hidratante, condicionador ou óleo e mantenha o produto no cabelo durante um pouco mais de tempo.