Limpeza de rosto passo a passo. Estamos a fazê-la corretamente?

Limpamos o rosto quase todos os dias e pensamos que nada poderia surpreender-nos. É simples – precisa de remover a maquilhagem para se ver livre de germes. As coisas complicam-se quando temos de escolher os cosméticos de entre uma ampla lista de hipóteses. Gel, tónico, água, sabão? O que é que devemos escolher para lavar eficazmente o nosso rosto? Como limpar o nosso rosto?

Em primeiro lugar, um desmaquilhante eficaz

O primeiro passo na direção de uma limpeza eficaz é o desmaquilhante. O nosso mercado está recheado de todos os tipos de cosméticos desmaquilhantes. O desmaquilhante mais eficaz e forte é a água micelar. Os seus ingredientes ativos ligam-se à maquilhagem, poeira e sebo e limpam a nossa pele, retirando não só cosméticos (até aqueles que são à prova de água), mas também a camada de impurezas. Com é óbvio, podemos sempre usar um bálsamo de limpeza ou um desmaquilhante de duas fases.

A técnica desmaquilhante e a sua eficiência são também fatores relevantes. Deve coloar o poduto no disco de algodão e aplicá-lo delicadamente no rosto, evitando friccionar (especialmente as pálpebras e as pestanas). Limpe o seu rosto muito suavemente com o disco de algodão e deixe-o ficar um pouco mais de tempo na pálpebra para dissolver a maquilhagem, para que possa removê-la num movimento descendente e deslizar em direção ao nariz.

Em segundo lugar, lavagem adequada do rosto

Demasiadas mulheres terminam a sua limpeza de noite com o desmaquilhante. É uma questão de falta de tempo, falta de cosméticos adequados ou simplesmente falta de conhecimento. O desmaquilhante vai limpar apenas a camada de impurezas. Depois disso, o rosto deve ser lavado com um gel de rosto, para limpar os poros e facilitar a absorção dos cosméticos.

Em terceiro lugar, esfoliante facial

Por vezes, vale a pena ajudar a regeneração da epiderme, aplicando um esfoliante. É uma ótima maneira de preparar a nossa pele para a absorção de componentes nutritivos. O esfoliante é opcional e pode ser aplicado uma vez a cada 1-2 semanas.

Em quarto lugar, um tratamento de pele equilibrado

Um rosto limpo com os poros aberto é muito absorvente. O melhor seria a pele absorver todos os componentes nutritivos, por exemplo, o tónico facial. O tónico vai repor o equilíbrio natural do pH da nossa pele, fechar os poros e garantir uma pele mate (muito importante para pessoas com pele oleosa e com acne). Nesta altura, pode também aplicar um creme hidratante.